
Café é saudável,
diz cientista
Londres, 14 de Novembro de 2002 -
Pessoas que ingerem sete xícaras de café por dia têm possivelmente
metade das chances de desenvolver a mais comum forma de diabetes do
que aqueles que consomem duas xícaras ou menos, segundo uma pesquisa
publicada no jornal especializado "Lancet".
Certos componentes no café‚ como o
magnésio e alguns ácidos, podem oferecer benefícios à saúde,
informou o pesquisador Rob Van Dam, do National Institute for Public
Health and the Environment, de Bilthoven, Holanda. O estudo foi
baseado em questionários preenchidos por 17.111 mulheres e homens
alemães, entre 1987 e 2000.
O café contém cafeína, que mostrou
reduzir a sensibilidade à insulina e ter outros efeitos indesejáveis
sobre a saúde. O estudo, contudo, sugere que ingerir grandes
quantidades de café pode também ter alguns efeitos positivos sobre a
saúde.
"Em vista do aumento do uso de café‚
e da sobrecarga de saúde dos diabéticos, nossa descoberta de uma
associação inversa entre o consumo de café e o risco da diabetes
poderia ter importantes implicações à saúde pública",
informou Van Dam em comunicado distribuído pelo Lancet.
Diabéticos não dependentes de
insulina, ou do tipo 2, não produzem insulina suficiente ou não
processam corretamente o hormônio para controlar níveis de açúcar
no sangue.
(Bloomberg News)